Para o bom exercício do trabalho do síndico, contar com o apoio de empresas terceiras na administração das rotinas é uma boa oportunidade para ampliar as possibilidades da boa gestão, tratar com maior cautela as questões do cotidiano, e acima de tudo, a geração de segurança e tranquilidade na hora da prestação de contas é um objetivo que promove e amplia tranquilidade para todos os condôminos.
Porém, a contratação e o relacionamento, como por exemplo, com empresas administradoras, escritórios de contabilidade e outros, é uma questão que precisa passar por várias análises críticas para evitar qualquer tipo de problema, ou até mesmo fraudes desnecessárias, por empresas inedóneas existentes na praça.
O ponto de partida para uma boa análise crítica vem do próprio mercado. Analisar a credibilidade da empresa, a tradição na prestação de serviços e conhecer os clientes atendidos são fatores incontestes que auxiliará o síndico na certeza da boa contratação. Com isso, além da pesquisa pela internet, ligação telefônica e contatos prévios por outros canais de comunicação, a visita à empresa é um fator indispensável. Com isso, ter a informação que a empresa prestadora de serviço é filiada a órgãos como CRC, CRECI, AABIC, OAB dentre outros, são pontos que promovem a tranquilidade no momento da contratação de uma empresa prestadora de serviços.
Essas questões merecem total atenção e destaque porque são fatores que ajudarão no dia-a-dia, são elementos que irão oferecer para o síndico a certeza da boa prestação de contas por parte da terceirizada, cumprindo bem os prazos estabelecidos pelos condôminos em assembleia, sem nenhum tipo de atraso.
O trabalho do síndico é um trabalho que exigi muita paciência e equilíbrio no tratar da rotina. Por isso, contar com prestadores de serviços pode ser uma boa oportunidade e segurança para todos, nunca esquecendo que ter cautela e analisar bem com parcimônia e sabedoria são princípios qualitativos que geram satisfação na gestão sindical.