Gestão financeira familiar evita atrasos no condomínio

A cada dia que passa a gestão das finanças pessoais torna-se um comportamento indispensável para a boa gestão das contas do lar. Um ponto importante para essa preocupação é o cuidado com a quitação em dia com as taxas de condomínio. Hoje, a lei trata esse tipo de atraso com penalidades severas, e um bom planejamento financeiro familiar pode evitar problemas graves.

A falta de pagamento da taxa do condomínio é uma questão séria. Trata-se de uma dívida que pode levar até a penhora dos bens da família, e por isso, é uma questão que precisa de muita atenção antes da criação de atrasos por causa de uma má administração das contas do lar.

O Código de Processo Civil Brasileiro apresenta que o condômino inadimplente pode sofrer penalizações de diversos tipos, como por exemplo: a inclusão do nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e o SERASA, excluindo assim o CPF do condômino do sistema financeiro nacional, além disso, bens da família podem até ir a leilão, isso quando determinado pela Justiça, bens do proprietário do imóvel podem ser leiloados para pagamento da dívida, podendo ser até mesmo o próprio apartamento em que reside.

O advogado Dr. Wellington Sampaio, presidente do Instituto de Desenvolvimento e Estudo do Direito Condominial – InDDIC, explica que a criação da dívida com um condomínio passou a ter o caráter de um título executivo extrajudicial, sendo assim, a questão pode gerar uma ação proposta pelo condomínio exigindo a quitação do débito em questão, sob pena de penhora.

Por isso, é interessante que antes que haja atrasos no pagamento do condomínio, o condômino possa antecipar uma negociação com o síndico. Essa atitude é uma excelente saída para que não ocorra prejuízos maiores e constrangimentos impactantes.

Por isso, quem mora em condomínios não podem correr o risco e não ter um bom planejamento financeiro familiar. Um bom planejamento é um instrumento que merece total atenção e que evita problemas como atrasos no condomínio que é uma responsabilidade real.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s