Elementos que compõe uma boa gestão financeira para condomínios. 

Alguns lembretes importantes que não podem sair da mente de um gestor de condomínios.

A gestão financeira de um condomínio não é uma das tarefas mais fácies de se organizar. Esse trabalho, exige do síndico uma série de atribuições que facilitaram e o auxiliaram na produção e no acompanhamento das finanças do seu condomínio. 

É importante que o síndico domine atividades como a elaboração e o permanente acompanhamento das previsões orçamentárias, um trabalho que amplia a gestão no tocante a precaver problemas financeiros futuros, assim como a elaboração do quadro de rateio das despesas. Controle dos pagamentos das contas do condomínio, com uma vigilância quase que permanente e conferir as baixas relacionadas pela instituição financeira que o atende, são tarefas incontestes da rotina de um síndico.


 


Efetuar a cobrança administrativa de devedores, ter uma estratégia clara e direta para esse objetivo, como também – não pode sair da vista do síndico a visão das contas a pagar, seus controles dos vencimentos e emissão de documentos para liquidação das pendências.  

Outros pontos importantes, são pequenas questões burocráticas que auxiliaram no dia-a-dia, como por exemplo: ter bem organizada a Gestão tributária – como cálculo para aplicação das alíquotas, retenção e recolhimento do PIS, COFINS, CSLL, ISS, INSS e IRF; o armazenamento de dados, inclusive controle da cumulatividade, para as informações anuais dos recolhimentos de PIS, COFINS e CSLL; prestação de contas mensais – contas ordinárias, fundo de reserva, fundo de obras, fundo de custeio do 13º salário, etc., com elaboração de demonstrativos de pagamentos de despesas e de recebimentos das cotas, dos devedores de cotas e balancete geral contendo a posição financeira do mês. 

São pequenos lembretes que fazem muita diferença na gestão financeira condominial.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s