Ações em combate a inadimplência

Atrasos atrapalham muito o fluxo de caixa de qualquer condomínio. Não receber um pagamento no dia marcado, é um fator preocupante e pode colocar em risco a saúde financeira da gestão do síndico. Mesmo trabalhando de forma azeitada, os fatores de instabilidade econômica criam obstáculos para solucionar problemas.



Um fator importante é o planejamento estratégico da gestão financeira e a conscientização dos condôminos do compromisso que todos tem com o condomínio.

A conscientização é um fator indispensável, e com ela, a educação fiscal no tocante de como funciona a parte financeira do condomínio pode ser uma ação inconteste e com soluções reais e práticas. Essa educação pode acontecer através de campanhas periódicas, e com isso, o síndico pode analisar os efeitos de diminuição da taxa de inadimplência.

Essa é uma estratégia interessante porque provoca um sentimento de responsabilidade reciproca, porque, fica, a cada ação, a clareza que as contas do condomínio são custeadas pelos vizinhos que estão em dia com suas obrigações. Não priorizar o pagamento do condomínio, em detrimento de outras contas, podem gerar problemas grandes para a vida familiar do inadimplente.

Um outro fator estratégico que o síndico pode desenvolver como canal de auxílio aos moradores é a criação de canais de comunicação direta. Seja por e-mail especial e específico, seja por caixa de correspondência física, seja por hora de plantão e disponibilidade para conversas. Essas ações podem ser importantes, porque aproxima o síndico do condômino e permite o conhecimento de problemas que estejam além das vontades do pagador.


Uma coisa o síndico deve ter como foco é que existem, no mínimo, três tipos de devedores:

1 – Os que atrasam sempre, mas pagam dias após o vencimento;

2 – Os que param de pagar o condomínio pelo comportamento;

3 – Os que realmente estão com problemas de financeiros reais, porém, momentâneos.


Por isso, criar campanhas de educação fiscal, campanhas de ampliação do conhecimento de como funciona a gestão das contas e a ampliação de canais de relacionamento – são caminhos pertinentes e coerentes na busca de uma boa relação entre a gestão e o condômino.

A contratação de uma Empresa de cobrança, que traz uma gestão preocupada na recuperação da relação de crédito é uma boa alternativa para o síndico. Em condomínios com inadimplência crônica acima de 10%, é recomendável contratar uma empresa especializada para que estabeleça um plano de cobrança eficaz, com metas, formas de pagamentos especiais e que permita de forma real a solução para o condômino.

Pensar na pessoa é o melhor caminho para solucionar questões de cunho financeiro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s