Violonista e compositora Badi Assad faz apresentação neste sábado (24) no Teatro Tapera das Artes, em Aquiraz

Cantora, compositora e violonista virtuosa. No ano em que a artista completa 27 anos de carreira, Badi Assad chega ao Ceará para uma série de apresentações dentro do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” – Contraponto Harmônico, na associação Tapera das Artes, em Aquiraz, zona metropolitana de Fortaleza. Badi busca romper o lugar comum, experimentar e se reinventar, modificando formas tradicionais no uso dos instrumentos, inovando no violão e criando diversos efeitos vocais.

O projeto foi desenvolvido para possibilitar a aproximação de jovens aprendizes com consagrados artistas da música instrumental brasileira e internacional, permitindo um intenso aprofundamento do estudo da música, ao mesmo tempo em que promove e estimula a regionalização da produção artística com valorização das culturas locais. A artista ministrará, entre os dias 20 e 23 de novembro, uma série de oficinas e encontros na Tapera das Artes, em Aquiraz, dentro da programação de Residência Artística.

Na sexta-feira (23), às 18h, no ciclo de Diálogos Sinfonia, um polo de discussão mediada com grandes artistas da música instrumental nacional, Badi Assad encontra-se com o público na Tapera das Artes. Já no sábado (24), às 17h, a musicista realizará o concerto “Sintonia dos Sons: Corpo e Instrumento Vocal”, trazendo sua música e poesia para o público cearense.

O concerto Encontro Mestre & Aprendiz Contraponto Harmônico tem entrada gratuita. Será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, com ingressos distribuídos uma hora antes do evento.

Sobre Badi Assad

Badi Assad completa no ano de 2018 27 anos de uma carreira que conquistou o cenário internacional. A artista busca romper o lugar comum, experimentar e se reinventar. Cantora, compositora e violonista virtuosa, cria e explora os sons, seja modificando formas tradicionais no uso dos instrumentos, inovando no violão ou pelos diversos efeitos vocais.

Atualmente, Badi vem dividindo-se entre os compromissos no Brasil e no exterior, entre shows e workshops, participando ainda de iniciativas humanitárias relacionadas a música, como o projeto internacional Saffron Caravan, The Genesis World Music. No Brasil, está apresentando o show especial #badi25anos, seu último disco Singular e Cantos de Casa, seu projeto para crianças. Atua na direção musical e como personagem central (uma pedra ametista) do Cortejo das Vidas Preciosas – Ópera das Pedras, projeto social de arte-educação anual na periferia de São Paulo. É colunista musical da revista TOP Magazine e, ao lado da família, inspirou a criação do Festival Assad, em sua cidade natal São João da Boa Vista (SP).

Badi lançou no final de 2016 seu 14º álbum, Singular (com o nome Hatched nos EUA e Europa), onde mais uma vez se reinventa. O novo disco traz músicas autorais, parcerias (Sérgio Assad, Daved Levitan e Zélia Duncan) e releituras que atribuem roupagem brasileira à músicas do pop alternativo internacional, selecionadas de jovens artistas como Lorde, Alt-J, Mumford & Sons, Hozier e Skrillex. Como é característico em seu trabalho, Badi coloca sua assinatura musical nas canções.

Em 27 anos de carreira, sua discografia soma 14 discos lançados pelo mundo e muitos deles premiados, como Wonderland, considerado pela BBC (Londres) como um dos 100 melhores álbuns do ano e ficou em 27º no ranking da Amazon mundial. Amor e Outras Manias Crônicas, primeiro trabalho independente e totalmente autoral, conquistou o prêmio de Melhor Compositora de 2012 pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), dele, a canção ‘Pega no Coco’ ganhou o 1º lugar no prestigiado ‘USA International Songwriting Competition’. Cantos da Casa, álbum de estreia direcionado para as crianças, ganhou o ‘Troféu Cata-Vento’ (da Fundação Padre Anchieta) como melhor disco infantil do ano. Badi Assad circula com seu trabalho pelo mundo e já foi considerada como uma das mais significativas e expressivas violonistas mulheres desta geração (Rolling Stone).

Sobre o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” – Contraponto Harmônico

O projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico” oferece ações educativas que resultam em concertos interativos. O projeto foi idealizado para aproximar jovens aprendizes com nomes consagrados da música instrumental do mundo inteiro.

Realizadas mensalmente, de fevereiro a novembro de 2018, as ações ocupam diferentes espaços, contemplando um público vasto. Dessa forma, atua não apenas na formação dos aprendizes, mas também com foco no público geral interessado pela música em seus aspectos sonoros e teóricos. Para este ano, ainda conteremos com os concertos dos artistas:

· Novembro – Badi Assad – cantora violonista;

· Dezembro – Toquinho – cantor e compositor brasileiro.

O Projeto Mestre & Aprendiz tem realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte-Imaginário, Co realização da Tapera das Artes, e parceria com a Plataforma Sinfonia do Amanhã, patrocínio da Usibras, Verdes Mares, Hipercor, Esmaltec, FAN, Dakota, Frezenius, M. Dias Branco, Acal, Banco do Nordeste, Cagece, Eletra Energy e Casa Freitas. Conta com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Secretária de Cultura Municipal de Aquiraz e consultoria executiva da Quitanda das Artes. Agradecimento especial à Enel Distribuição Ceará.

Plataforma Sinfonia do Amanhã

No intuito de ampliar sua atuação, ao mesmo tempo em que fortalece laços colaborativos, o Encontro Mestre & Aprendiz recebe estudantes de diversas instituições que trabalham educação musical em todo o estado do Ceará vinculados ao projeto Plataforma Sinfonia do Amanhã. Organizações que, assim como a Tapera, disponibilizam recursos artísticos e pedagógicos para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, numa perspectiva de ampliar as possibilidades de desenvolvimento social. A Plataforma, em 2018, conta com 26 instituições, sendo 22 delas no Ceará, uma na Bahia, uma em Goiás e duas no Rio Grande do Sul.

Associação Tapera das Artes

A música sempre foi a grande paixão de Ritelza Cabral, idealizadora da Instituição Tapera das Artes. Em 1993, iniciou voluntariamente ateliers com 30 crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda do distrito de Tapera, no município de Aquiraz, ocupando as mangueiras de seu sítio. O trabalho logo criou corpo e em pouco tempo já existiam 60 crianças abrigadas nas sombras dos manguezais, e os sons dos pífaros repercutiam intensamente, encantando rendeiras, pescadores, agricultores e familiares dos pequeninos músicos.

O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas. As mangueiras já não eram suficientes para abrigar os participantes e em 1996 os pequeninos estavam ocupando espaço apropriado na primeira sede da instituição. A partir daí foi possível a implantação de um programa pedagógico permanente, que gerou vários grupos musicais artísticos, dentre eles a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, criada com apoio do Maestro João Carlos Martins, sob a regência do Maestro Ênio Antunes. Outras conquistas merecem destaque: o Centro Cultural, parceria com a Fundação Vita, e o Teatro Escola da Tapera das Artes, com recursos não reembolsáveis do BNDES; ambos oferecem ações formativas de relevância para a cultura no Estado do Ceará.

O compartilhamento é parte do DNA da Tapera das Artes, que desde sua fundação vem cumprindo um importante papel no seu território, município de Aquiraz, litoral leste do Ceará, propiciando a formação integral, desenvolvimento do potencial humano, suas competência e habilidades, e o enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, moradores da região, com oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida.

Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico apresenta Badi Assad, com:

Residência Artística

Quando: 20 a 23 de novembro

Local: Tapera das Artes

Diálogos Sinfonia com Badi Assad

Quando: 23 de novembro (sexta-feira), às 18h

Local: Tapera das Artes

Concerto “Encontro Mestre & Aprendiz Contraponto Harmônico”- Sintonia dos Sons: Corpo e Instrumento Vocal”

Quando: 24 de novembro (sábado), às 17h

Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca).

Informações: (85) 3361-2704 / 987548496

ACESSO GRATUITO

Será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro. Distribuição de ingressos uma hora antes do evento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s