Novas intervenções no Centro começam a partir do próximo domingo

Novas intervenções no Centro começam a partir do próximo domingo, dia 03

Os trabalhos iniciam com a implantação dos tapumes, delimitação da área de pedestres e deslocamento de camelôs. As obras fazem parte do Projeto Novo Centro

A CDL de Fortaleza realizou nesta terça-feira, dia 29, na sede da entidade, a 4ª reunião do Comitê Municipal do Novo Centro, que contou com a participação de empresários, entidades sociais e da Prefeitura de Fortaleza. No encontro, o secretário da Regional Centro, Adail Fontenele, divulgou o cronograma das intervenções previstas para o primeiro semestre de 2019, no bairro.

O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, é um dos maiores defensores do potencial econômico e social do Centro de Fortaleza e tem acompanhado as discussões sobre a requalificação do bairro desde gestões municipais anteriores, antes mesmo de assumir a presidência da CDL, no início de 2018. Pela ligação afetiva e comercial com o Centro, o empresário tem se envolvido pessoalmente nas obras.

“Essas intervenções foram estudadas durante o fórum quando elaboramos o plano estratégico e colaborativo para o Centro de Fortaleza. Estamos esperançosos de que todas essas mudanças vão reordenar o lugar e urbanizar partes importantes do Centro. E mais, o fluxo de pessoas vai aumentar com as melhorias prometidas. Então, será bom para o comércio e economia do Estado”, explicou o presidente da CDL.

Presente na reunião, a empresária Ana Ximenes, que tem lojas no Centro, elogiou a CDL pela condução no processo das mudanças e disse acreditar que agora o comércio da região voltará a ser atraente como era antes.


Eixos

No auditório Raimundo Cabral da CDL, o secretário da Regional Centro, Adail Fontenele, apresentou as ações envolvendo os seis eixos: Habitação; Política de Apoio a Pessoas em Situação de Rua; Turismo e Cultura; Infraestrutura e Mobilidade; Ordenamento do Comércio Informal; e Segurança e Fiscalização.

No eixo infraestrutura e mobilidade urbana, a Prefeitura de Fortaleza vai iniciar, a partir do dia 03 de fevereiro, às obras de reforma dos calçadões e implantações de quiosques da rua General Sampaio. Depois, a reforma se desloca para a rua Liberato Barroso, com prazo de término para julho de 2019.

No próximo mês de março, a rua Barão do Rio Branco vai receber o “Calçada Viva”, projeto que foi aplicado no entorno de algumas vias do Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema.


Intervenções

As obras começaram em agosto do ano passado com a reforma do calçadão da Guilherme Rocha, entre a General Sampaio e Major Facundo. Nessas vias foram feitos novos canteiros, pavimentação, bancos e lixeiras, instalação de quiosques para vendedores informais e nova iluminação.  O diferencial da obra diz respeito ao plano de cabeamento interno das operadoras de energia e telefonia que vai ser instalado nas ruas contempladas pelo projeto da Prefeitura.

Ainda na parte de mobilidade, serão concluídas até março as faixas exclusivas para ônibus nas ruas João Moreira e Castro e Silva, além da Avenida Duque de Caxias, que terá também novo projeto de iluminação pública. Nas ruas Liberato Barroso, Floriano Peixoto, São José e Travessa Severiano Ribeiro serão feitas travessias elevadas para pedestres até julho deste ano.

O projeto da reforma da Praça José de Alencar está pronto com previsão para iniciar em março e com término previsto para o segundo semestre deste ano. A Praça do Cristo Redentor, onde se localiza o Teatro São José, também vai passar por mudanças.


Pessoas em situação de rua

Sobre a questão dos moradores de rua abrigados na Praça do Ferreira, a Prefeitura de Fortaleza informou que deve oferecer aluguel social para minimizar a situação dessas pessoas.


Segurança e Fiscalização

Na área de segurança, a Prefeitura está trabalhando para integrar o sistema de monitoramento já existente da AMC e PM, além de incluir novas câmeras para aumentar o raio de alcance.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s