Prefeito Roberto Cláudio apresenta reforma dos calçadões do Centro para lojistas

Durante almoço na sede da CDL de Fortaleza, presidida pelo empresário Assis Cavalcante, foi anunciada ainda uma torre de segurança e a mudança da Câmara Municipal para o bairro

O prefeito Roberto Cláudio apresentou, na última quinta-feira, dia 21 de fevereiro, em almoço na sede da CDL de Fortaleza, presidida por Assis Cavalcante, os projetos de requalificação da rua General Sampaio e do calçadão da rua Liberato Barroso, cujas obras já foram iniciadas, com previsão para terminar no mês de julho.

As reformas estão inseridas nas ações previstas no projeto Fórum Novo Centro, conjunto de intervenções que objetivam o ordenamento da região central de Fortaleza. Com a requalificação, as vias receberão paisagismo, drenagem, nova iluminação com destaque para a internalização da fiação e do cabeamento, além de novo mobiliário urbano e instalação de quiosques para promover o ordenamento do comércio ambulante.

Na General Sampaio, a obra está sendo realizada entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. Já na Liberato Barroso, a reforma acontecerá entre as ruas General Sampaio e Assunção. As ações de ordenamento do comércio informal incluem a instalação de quiosques nos dois trechos, beneficiando 264 permissionários.

A requalificação e ordenamento de espaço público estão sob a responsabilidade da Secretaria Regional do Centro, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A obra da General Sampaio está sendo executada sem apresentar impactos no trânsito da região.

Os secretários Adail Fontenele (Regional do Centro) e João Pupo (SCSP) detalharam ainda intervenções no Parque das Crianças, prevista para o segundo semestre, e a implantação de um trinário já para abril, envolvendo as ruas Pedro I e Meton de Alencar com a Avenida Duque de Caxias, que terá faixas exclusivas para ônibus.

O presidente da CDL de Fortaleza, um dos maiores defensores do projeto de revitalização do Centro da cidade, pontuou a importância das intervenções para o bairro. “Esperávamos por essas obras há mais de 30 anos. O nosso querido Centro com força econômica e histórica para a cidade foi abandonado pelas gestões anteriores. Com essas intervenções que estão sendo feitas de forma planejada e organizada, ganham todos, lojistas, colaboradores e também os consumidores.”

Roberto Cláudio fez questão de ressaltar a parceria da Prefeitura com a entidade, sob a presidência de Assis Cavalcante, para as obras no Centro. “Nós planejamos cada intervenção, ouvindo os lojistas e quem transita pelo bairro. Buscamos atender cada demanda e tocar as obras sem prejudicar o comércio. Tudo tem sido feito com celeridade e em constante diálogo com o presidente Assis que verifica as necessidades de cada lojista. E já comemoramos alguns resultados, como a entrega da Guilherme Rocha, um marco dessa revitalização.”

Segurança

O vice-prefeito Moroni Torgan também anunciou o plano de segurança para o Centro, que inclui a construção de uma torre de segurança na Praça José de Alencar. O projeto já adotado em outros cinco bairros da Capital (Goiabeiras, Jangurussu, Vila Velha, Praia do Futuro e Barroso) tem sido um eficiente mecanismo na redução da criminalidade. Segundo Moroni, houve uma redução de 35% a 50% nos índices nos bairros onde as torres foram instaladas. “A diferença desse projeto é que as forças de segurança do Município e do Estado trabalham de forma integrada 24 horas por dia. E para o Centro será essencial já que o bairro recebe fortalezenses, trabalhadores e consumidores, de todas as partes da Capital.”

Câmara no Centro

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antonio Henrique, empossado em janeiro, anunciou que estão avançadas as tratativas com a Prefeitura e com o Governo do Estado para a transferência da Câmara do bairro Luciano Cavalcante para o Centro de Fortaleza. A sede do Poder Executivo Municipal deve ser instalada no antigo Lord Hotel, ao lado do Teatro José de Alencar. “Vou trabalhar diuturnamente para que nos próximos dois anos possamos viabilizar essa transferência, aproximando a Câmara da população”.

Assis Cavalcante afirmou que essa mudança coroa o processo de revitalização do bairro. “Nada mais natural do que a Casa do Povo venha ao encontro do povo. E o Centro é onde o povo está.”

Saiba mais

O Projeto Novo Centro objetiva o ordenamento da região, modificando o cenário do Centro de Fortaleza, por meio de obras e ações em seis eixos: Habitação, Política de Apoio a Pessoas em Situação de Rua, Turismo e Cultura, Infraestrutura e Mobilidade, Ordenamento do Comércio Informal e Segurança e Fiscalização.

As ações foram definidas por meio do trabalho de um Comitê Gestor formado por representantes da Prefeitura de Fortaleza, Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, além de moradores e representantes da sociedade civil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s