George Harrison em Blues

Show “George Harrison em Blues” lotou o Theatro José de Alencar no encerramento do 20° Festival Jazz & Blues

A histórica 20ª edição do Festival Jazz & Blues foi encerrada em clima de entusiasmo no último sábado, dia 09, com o Theatro José de Alencar lotado por um público caloroso para o show “George Harrison em Blues”, espetáculo montado especialmente para o evento, com grandes nomes da cena cearense: Felipe Cazaux, Roberto Lessa, Rafael Balboa, Marcio Holanda, Eduardo Neves, Kildare Rios e Marcelo Holanda.

selo_promocional_2

A homenagem ao ex-beatle George Harrison, com grandes clássicos do quarteto de Liverpool e de sua carreira solo, apresentados em novos arranjos concebidos pela banda, já havia lotado a Cidade Jazz & Blues, em Guaramiranga, no domingo de Carnaval, 3 de março, atraindo público superior a mil pessoas. No tradicionalíssimo Theatro José de Alencar, foram mais de 800 espectadores, capacidade total da casa, aplaudindo clássicos como “Something”, “Here comes the sun” e “While my guitar gently weeps” e também composições reveladoras da influência blueseira de George Harrison, como “Taxman”, “Old brown shoe”, “I me mine” e “For you blue”.

Ao final do espetáculo, muitos elogios e cumprimentos para Felipe Cazaux (de aclamada carreira solo e aplaudida trajetória com o grupo Mad Monkees), Roberto Lessa (guitarrista, cantor e compositor das bandas Blues Label e Gumbo Blues), Rafael Balboa (cantor e guitarrista de destaque na cena blues cearense), Marcio Holanda (guitarrista e tecladista, integrante da banda cover de Beatles Sargento Pimenta e de variados projetos de rock e blues em Fortaleza, como a Bitten Blues, que tocou em algumas das primeiras edições do festival), Eduardo Neves (guitarrista e cantor da banda Rubber Soul, o mais antigo grupo cover dos Beatles no Ceará, com quase 30 anos de atividade), Kildare Rios (baixista, tecladista e vocalista fundador da Rubber Soul) e Marcelo Holanda (bateria, também da Blues Label e da Gumbo Blues).

Repertório de clássicos e lados B

Com um repertório equilibrado entre grandes clássicos dos Beatles, sucessos da carreira solo e lados B inspirados que deixam claros a influência e o amor de George Harrison pelo blues, o show foi aplaudido por diferentes públicos, a partir da união entre músicos que têm em comum a admiração pelas composições e pelas inúmeras contribuições do artista britânico à própria história da guitarra. Com heranças recebidas do blues e um legado deixado para o rock.

A plateia que lotou o TJA pôde curtir também “I want to tell you” (do disco “Revolver”, de 1966), “Give me love”, “My sweet Lord”, “Beware of darkness”, “Bangla Desh”, “Wah Wah”, sucessos dos primeiros álbuns e compactos lançados por Harrison em carreira solo, no começo dos anos 70. Os seis cantores do grupo – Eduardo Neves, Felipe Cazaux, Kildare Rios, Marcio Holanda, Rafael Balboa e Roberto Lessa -, além do violonista e produtor Dalwton Moura, se revezaram nos vocais a cada música.

Outros destaques do show foram “Love comes to everyone” (de 1979, conhecida no Brasil através de versão gravada por Zizi Possi), “Cheer down” (parceria com Tom Petty, presente na trilha do filme “Máquina Mortífera”, de 1989) e “Cockamamie Business”, gravada para a coletânea The Best of Dark Horse, de 1989. O público vibrou com (muitas) guitarras, emoções e surpresas, em uma homenagem feita por e para os fãs de Harrison e do blues, com muita alma, musicalidade e sentimento.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania, o 20º Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores Cagece e Cegás, com agradecimentos a Enel e Cimento Apodi. Conta com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Theatro José de Alencar, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Prefeitura Municipal de Aquiraz e apoio cultural da Casa Pio, Mercadinho São Luiz, TVC, Restaurante Coco Bambu e Instituto Goethe. Realização: Ministério da Cidadania e Via de Comunicação e Cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s