Mostra Internacional MIAU leva cinema infantil de qualidade para crianças de cinco cidades cearenses

Realizado em Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Guaramiranga, o MIAU promove exibições abertas à população e instituições públicas de ensino, e realiza oficinas de stop motion para estudantes de escola indígena e da zona rural. A abertura será no dia 26 de maio, às 18h, no Pavilhão Atlântico do Poço da Draga.

No dia 28 de maio, cerca de 200 estudantes da escola indígena Abá Tapeba e da escola Alice Moreira de Oliveira, na zona rural de Caucaia, vão ter uma programação diferente, fora da sala de aula. Eles pegam a estrada para Fortaleza com destino ao Cineteatro São Luiz, no Centro da capital. Para a maioria, será a primeira vez em um cinema. Entre os filmes que serão exibidos, vão assistir em primeira mão a um curta sobre meio-ambiente, produzido em conjunto por um grupo de alunos das duas instituições.

A programação faz parte da Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (MIAU), que acontece no Ceará até o dia 15 de junho, passando por Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Guaramiranga. Ao todo são 31 sessões, todas gratuitas, realizadas em diversos espaços, das quais, 18 exclusivas para alunos de instituições públicas e 13 abertas à população.

CINEMA E PIPOCA PARA TODA A FAMÍLIA!

Para o público em geral a sessão de abertura será em Fortaleza no dia 26 de maio, às 18 horas, no Pavilhão Atlântico do Poço da Draga, com a projeção em uma telona inflável. No final de semana seguinte, no sábado, dia 1º de junho, acontece uma SESSÃO ESPECIAL na areia da Praia dos Crush – Praia de Iracema. No local, será erguida uma estrutura para a exibição dos filmes e uma divertida ambientação vai dar um colorido a mais ao cineminha ao ar livre. Será um bom programa de sábado à noite para toda a família, com cinema e pipoca de graça, pertinho do mar.

CONTEÚDO AUDIOVISUAL DE QUALIDADE PARA CRIANÇAS

A ideia do MIAU é despertar nas crianças valores como sustentabilidade, preservação ambiental, cidadania, família e amizade, democratizando conteúdo audiovisual de qualidade, com foco no protagonismo infantil. Em exibição, filmes que estão fora do circuito da cultura de massa, diversificando as referências artísticas e culturais das crianças.

Cada sessão – tanto as abertas ao público como as exclusivas para escolas e projetos sociais – será composta por diversos curtas, com duração total em torno de uma hora. Além do filme realizado pelas crianças da oficina de Stop Motion de Caucaia, serão exibidas produções brasileiras e de outros países, cujos conteúdos fazem rir e pensar, estimulando um pensamento crítico e criativo acerca das múltiplas identidades infantis contemporâneas.

A curadoria é de Vanessa Fort, coordenadora dos festivais comKids e Prix Jeunesse Iberoamericano. Participante de movimentos que discutem políticas públicas de cultura e educação para infância e juventude, Vanessa tem no currículo a criação, desenvolvimentos e consultoria de projetos para canais como: TV Cultura, TV Escola e Futura. Colaboram também na curadoria os diretores do MIAU, Emídio Sanderson e Osiel Gomes.

MAIS SESSÕES DE CINEMA

Em Fortaleza também haverá exibições abertas ao público no Cinema do Dragão, no Centro Cultural Banco do Nordeste e no Centro Cultural Bom Jardim. Em Caucaia a programação acontecerá no pátio da escola indígena Abá Tapeba e na Alice Moreira de Oliveira, na zona rural, em Sítios Novos, voltadas não só para os alunos destas instituições, mas também para outras crianças, além de familiares e público em geral. A Praça da Matriz de São Gonçalo do Amarante recebe no dia 8 de junho, a mesma estrutura levada no sábado anterior à Praia dos Crush. A Mostra de cinema estará em Sobral nos sábados, dia 1º e dia 8, respectivamente na Praça da Juventude (Vila União) e na Casa da Cultura. Em Guaramiranga, a sessão para o público marcará o encerramento do MIAU, no outro sábado, 15 de junho, no Teatro Rachel de Queiroz.

As sessões exclusivas para alunos das instituições públicas vão acontecer, em Fortaleza, no Cuca Barra, Cuca Mondubim, Centro Cultural Bom Jardim, Cinema do Dragão, além do Cineteatro São Luiz, que receberá na plateia alunos de Caucaia e outras escolas de Fortaleza, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). As duas sessões do dia 28 de maio (9h e 14h30) contarão com audiodescrição e tradução em LIBRAS. Em São Gonçalo do Amarante será no Auditório da escola Walter Ramos de Araújo para estudantes desta e de outras instituições educacionais do município. Em Guaramiranga o Teatro Rachel de Queiroz recebe alunos de escolas e projetos sociais na véspera do encerramento.

ESTUDANTES DE CAUCAIA PARTICIPAM DE OFICINA DE STOP MOTION

Em cada uma das duas escolas de Caucaia, Abá Tapeba e Alice Moreira de Oliveira, 15 alunos de 10 a 12 anos participam, de 22 de abril a 3 de maio, de uma oficina de stop motion, ministrada pelo professor Clayton Bochecha. Esta é uma técnica de cinema de animação em que os objetos são manipulados manualmente e cada movimento milimétrico é fotografado, dando a impressão de movimento. Os dois trabalhos serão editados e resultarão em um curta de cerca de 02 minutos.

A Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (MIAU) é uma realização do Governo Federal e do Ministério da Cidadania, via Lei de Incentivo à Cultura. Tem o patrocínio da Aeris. Parceria: Dégagé; Cinemateca da Embaixada da França no Brasil; Embaixada da França no Brasil; Institut Français; Centro Cultural Banco do Nordeste; ECCOA; Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SECJEL); Prefeitura Municipal de Guaramiranga, através da Secretaria de Cultura; Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante; Cuca; Instituto Iracema; Prefeitura Municipal de Fortaleza via Secretaria de Cultura (Secultfor); Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ); Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; Cineteatro São Luiz; e Governo do Ceará via Secretaria de Cultura (Secult). Promoção: Seara. Produção: Invento e D’grau.

SERVIÇO

MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual – De 26 de maio a 15 de junho com programação em Fortaleza, Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Informações: (85)3048-6077, http://www.cinemiau.com.br. Instagram: @cine.miau

ENDEREÇOS:

FORTLEZA

Pavilhão Atlântico do Poço da Draga: Av. Almirante Tamandaré, s/n – Praia de Iracema

Praia dos Crush: Praia de Iracema

Centro Cultural Banco do Nordeste: R. Conde d’Eu, 560 – Centro

Cineteatro São Luiz: Rua Major Facundo, 500 – Centro

Cinema do Dragão: R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

Cuca Barra: Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará

Cuca Mondubim: R. Marlúcia, s/n – Mondubim

Centro Cultural Bom Jardim: Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim

CAUCAIA

Escola Abá Tapeba: R. Juarez Andrade, 135 – Lot. Jardim Planalto,

Escola Alice Moreira de Oliveira: Rua Henrique Martins, 260, Sítios Novos

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Auditório Walter Ramos de Araújo / Escola de Ensino Profissional Walter Ramos de Araújo: CE-423 – Alto Bom Jesus

Praça da Igreja Matriz: R. Cel. Barroso, 516-564 – Centro

SOBRAL

Praça da Juventude (Vila União): R. Newton Xerez, 209 – Junco

Casa da Cultura: Av. Dom José, 929 – Dom José

GUARAMIRANGA

Teatro Rachel de Queiroz: Rua Joaquim Alves Nogueira s/n – Centro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s