Peças feitas com fios de cobre por artesãs serão destaque no Dragão Fashion Brasil

Os produtos, feitos por artesãs de seis municípios, serão expostos e vendidos no evento, que conta com apoio da Enel

Desde 2012, a Enel é uma das principais apoiadoras do Dragão Fashion, por meio de Leis de Incentivo.

Entre os dias 15 e 18 de maio, cerca de 20 artesãs do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo participarão do Dragão Fashion Brasil 2019, com exposição e venda de artigos fabricados por elas. O grande destaque vai para peças de joalheria feitas com fios de cobre descartados. O manuseio do produto faz parte do projeto “Enel Upcycling”, que cria produtos a partir do aprimoramento do design em economia circular. O intuito é diminuir o impacto ambiental desses resíduos. Desde 2012, por meio de Leis de Incentivo, a Enel é uma das principais apoiadoras do Dragão Fashion, que acontecerá esse ano no Aterro da Praia de Iracema.

Serão expostas e vendidas, ainda, as mais diversas tipologias de artesanato, como bordado, crochê, bijuterias, encadernação e marcenaria. O Enel Compartilha Empreendedorismo dá suporte às artesãs através de parcerias público/privadas, além da doação de materiais para a confecção de produtos artesanais e capacitações técnicas. O projeto também facilita a participação à eventos e feiras.

Regina Helena é integrante do projeto há cinco anos e já participou do Dragão Fashion Brasil duas vezes. Este ano, ela lançará uma coleção especial de peças feitas com fuxico para o evento. “Vi que são peças que têm saído, e é gostoso de trabalhar. Pretendo fazer roupas e bijuterias de fuxico, como blazers e colares”, disse Regina. Para ela, o grande bônus do Enel Compartilha Eficiência é a divulgação. “O projeto é excelente, eles conseguem esses locais para nos colocar dentro e deixar nossos produtos conhecidos”, disse.

Além disso, o programa Ecoenel, que troca resíduos por descontos na conta de energia, realizará a compensação de CO2 no período do evento. Para garantir a limpeza da Praia de Iracema, os resíduos recicláveis produzidos nos quatro dias do evento serão recolhidos diariamente pelo Ecoenel. O bônus gerado por essa ação será repassado para a Edisca, organização não-governamental e sem fins lucrativos, em forma de desconto na fatura de energia.

O Ecoenel oferecerá, ainda, uma experiência de realidade virtual a todos que passarem pelo stand da Enel no DFB. Na atividade, os usuários vão visualizar por meio de óculos 3D o percurso de um resíduo até seu destino final, em 360°, visualizando a destinação correta e a errada. A ideia faz parte da reprodução de ações recorrentes do dia a dia através da destinação adequada e inadequada dos resíduos.

Além de espaços para exposição e comercialização dos produtos no evento, as artesãs poderão assistir aos desfiles de grandes marcas participantes. Serão momentos ricos para a troca de experiências, de muito aprendizado e aprimoramento e que vão ajudá-las ainda mais no trabalho do Enel Compartilha Empreendedorismo.

Projeto Enel Compartilha Empreendedorismo

O Enel Compartilha Empreendedorismo existe há mais de 10 anos dentro da empresa e acompanha grupos de artesãos em diversos municípios do Estado, como Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, Pacatuba, Aracati e Aquiraz. O objetivo do programa Enel Compartilha Empreendedorismo, criado em 2007, é contribuir para a profissionalização de grupos produtivos de comunidades com alto índice de vulnerabilidade social.

O projeto permite aos grupos atendidos o aprendizado e o aperfeiçoamento de técnicas produtivas, além do acesso a conhecimentos nas áreas de gestão, vendas, controle de qualidade e acompanhamento da produção. O programa também contribui para a profissionalização desses empreendimentos solidários por meio da metodologia de Incubação de Grupos Produtivos.

Responsável pela qualificação de inúmeros artesãos ao longo de seu tempo de existência, o programa abriu o caminho para a criação de pequenos negócios no ramo do artesanato e da agricultura familiar.

O evento

Maior evento de moda autoral do País, em sua 20ª edição o Dragão Fashion Brasil decidiu se alocar no Aterro da Praia de Iracema, trecho litoral mais conhecido da capital cearense.

Consagrado como o maior encontro de moda autoral da América Latina, o DFB Festival apresenta novidades que reúnem, em um line-up gratuito, desfiles, shows, quatro apresentações exclusivas de companhias de dança, exposições de fotografia, feira de marcas sustentáveis, workshops e gastronomia, reforçando a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da cultura, da formação e do empreendedorismo.

SERVIÇO:

Evento: XX Dragão Fashion Brasil

Quando: De 15 a 18 de maio

Onde: Aterro da Praia de Iracema

Programação: http://www.dfhouse.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s