Avanços nas cirurgias neurológicas em crianças são apresentados em Fortaleza durante Congresso Brasileiro

Profissionais da saúde brasileiros e do exterior apresentarão novos métodos de cirurgia, tratamento e reabilitação de crianças com problemas neurológicos

Mais de 150 especialistas de Medicina e de outras áreas da Saúde estarão reunidos em Fortaleza entre os dias 5 e 8 de junho para o maior evento da Neurocirurgia Pediátrica do Brasil. A capital cearense será sede do XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica, reunindo nomes nacionais e internacionais para discussão científica e atualização na área tendo como tema principal “Alterações no desenvolvimento do sistema nervoso: da embriologia à integração à sociedade”.

Estarão em pauta no Congresso importantes temas como o tratamento da hidrocefalia, dos tumores cerebrais, da espasticidade (rigidez dos músculos), da paralisia cerebral e das malformações da coluna. Os congressistas também discutirão sobre o traumatismo do sistema nervoso e a criança no contexto da violência urbana. Os assuntos serão abordados em conferências, mesas redondas e apresentação de temas livres, que apresentarão os resultados das principais pesquisas no âmbito das diferentes áreas da Neurocirurgia Pediátrica, sempre tendo em vista o tratamento, a recuperação e a qualidade de vida à criança.

“Os temas abordados correspondem a questões de saúde que afligem especialmente a população mais socialmente vulnerável, como consequências neurocirúrgicas da prematuridade e alterações do desenvolvimento do Sistema Nervoso. A capacitação de profissionais que atuam nesses contextos reverterá em benefícios diretos para a população e a comunidade em geral, pois os convidados palestrantes são atuantes também no Sistema Único de Saúde, e a troca de conhecimentos elevará o nível geral da assistência à população”, destaca o médico neurocirurgião pediátrico Eduardo Jucá, presidente do XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica.

Bebê simulador para cirurgias no evento

Um dos destaques do evento será a utilização de um boneco simulador ultrarrealista para a realização de cirurgias de neuroendoscopia durante o congresso, ajudando no treinamento de neurocirurgiões. O desenvolvimento é da médica neurocirurgiã pediátrica brasileira Giselle Coelho e já lhe rendeu um prêmio internacional concedido pela Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia (WFNS), na sigla em inglês), na categoria “Jovem Neurocirurgião”.

O bebê simulador tem o mesmo peso de um bebê de verdade e é feito de materiais que têm texturas e resistências muito similares aos tecidos humanos. O crânio tem densidade próxima ao osso humano. E o uso de um corante proporciona até um “sangramento” no momento da cirurgia simulada.

Delegação Internacional no Congresso

Além de neurocirurgiões especialistas, participam também do Congresso médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, residentes e profissionais de outras áreas da saúde envolvidas no delicado cuidado com o sistema nervoso das crianças, cujo desenvolvimento tem consequências ao longo de toda a vida. Participarão também do evento dez médicos integrantes da delegação da Sociedade Indiana de Neurocirurgia Pediátrica em joint meeting que enfocará semelhanças nos desafios enfrentados por Brasil e Índia, países de dimensões continentais e com várias questões envolvendo o acesso das crianças à saúde. O evento receberá também médicos dos Estados Unidos, França e Itália, outros centros de excelência mundial nesta área da Medicina.

O Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica é um evento científico que acontece bianualmente, realizado sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica (SBNPed) e com apoio da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da World Federation of Neurological Societies (WFNS).

Um dos objetivos do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica é contribuir para a capacitação de profissionais de diferentes áreas e níveis, atuantes no enfrentamento de doenças do sistema nervoso das crianças, tornando-os capazes de influir na realidade do sistema de saúde em que atuam através do uso dos meios mais eficazes e eficientes de tratar seus pacientes.

Unindo conhecimento

O evento será uma oportunidade de promover o contato multidisciplinar entre os diversos atores dos cuidados com as doenças do sistema nervosos das crianças, como neurocirurgiões, neuropediatras, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. “O contato e a troca de experiências com colegas de outras áreas são outros benefícios proporcionados pelo evento, ampliando os horizontes e a visão global do profissional sobre os problemas de seus pacientes”, reforça Jucá.

Promovendo a interação entre os especialistas da área e o encontro científico de professores, pesquisadores, estudantes, e residentes, o Congresso integra e difunde os resultados de pesquisas fomentadas por grupos nacionais e internacionais, sendo um excelente veículo de divulgação de produção acadêmica, troca de experiências e visibilidade entre os pesquisadores e profissionais.

Através do Congresso, estimula-se o surgimento de novas parcerias, consolidando as existentes a partir da presença de conferencistas provenientes de instituições nacionais e internacionais, além de gerar interlocução com profissionais de diversas áreas do conhecimento estimulando trabalhos multidisciplinares e a inserção de jovens pesquisadores em uma ampla gama de informações que possibilitará direcionar as ações de suas pesquisas e o crescimento profissional.


XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Data: 5 a 8 de junho de 2019

Local: Gran Marquise Hotel (Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe)

Informações: sbnped2019.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s