Mostra Brinquedoteka permite ao público relembrar brinquedos que marcaram a década de 80 e 90

A exposição interativa abre temporada em Fortaleza e reúne versões ampliadas de brinquedos das décadas de 1980 e 1990, revivendo a nostalgia do período por meio de muita interação entre pais e filhos.

Em um mundo em que a tecnologia evolui rapidamente, os brinquedos “tradicionais” vêm perdendo espaço diante de uma vasta gama de jogos eletrônicos. No entanto, a brincadeira fora da tela virtual ainda é estimulada e a Mostra Brinquedoteka que está em Fortaleza procura reviver a infância de gerações da década de 80 e 90 com a exposição de brinquedos e jogos que fizeram sucesso nessa época. A nostalgia marca a experiência no espaço, onde crianças, jovens e adultos podem divertir-se em interação com os protótipos.

Segundo os organizadores da Brinquedoteka, a ideia é reavivar um elo sentimental nos pais que viveram a época e proporcionar diversão com os filhos, que poderão conhecer e brincar com os jogos que fizeram parte da infância dos seus pais.

A exposição nostálgica está em temporada no RioMar Fortaleza, na Praça de Eventos 1, no Piso L1,  até o dia 23 de junho, com funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 13h às 21h. O acesso à atração é livre, mediante a capacidade do local.

A Brinquedoteka promove um mergulho no túnel do tempo com versões “enormes” de brinquedos e jogos clássicos, como: Genius, Aquaplay, Futebol de Pinos, Cai-não-Cai e Pula Pirata, Lego, Tetris, entre outros. Ao todo são cerca de 10 atrações no espaço, que incluem brincadeiras manuais até interações mais tecnológicas.

Saiba mais sobre alguns brinquedos do espaço:

  1. GENIUS

O desafio é pensar rápido e repetir as sequências de luzes e sons produzidas pelo Genius. O brinquedo busca estimular a memorização de cores e sons. Com um formato semelhante a um OVNI, possui botões coloridos que emitem sons harmônicos e que ficam iluminados. Cabe aos jogadores repetir sem errar a ordem da sequência, que vai aumentando o grau de dificuldade a cada fase.

  1. AQUAPLAY

O objetivo deste jogo é fazer cestas com a pequena bola de basquete, que fica dentro de um ambiente coberto com água, usando apenas os botões frontais.

  1. FUTEBOL DE PINOS

Na Brinquedoteka, há um Mega Futebol de Pinos, onde os jogadores usam os pés para lançar a bola na direção do gol adversário. O futebol de pino pode ser jogado em duplas sendo que cada vez um jogador faz a sua jogada. O jogo pode terminar com dois gols ou mais.

  1. CAI – NÃO – CAI

O objetivo deste jogo é remover as varetas do cilindro sem derrubar as bolas. Quem derrubar menos bolas ganha! O jogo é composto por um cilindro de acrílico, no meio do tubo há diversos furos, onde são colocadas as varetas. Por cima das varetas são colocadas as bolas. Os jogadores vão retirando as varetas uma de cada vez, tentando evitar que as bolinhas caiam no fundo do tubo. Quem derrubar uma bolinha fica com ela até o final do jogo.

  1. PULA PIRATA

O jogo é composto por um barril com furos nas laterais e com um orifício na parte superior onde é colocado uma miniatura de pirata e de espadas de plástico. Os furos das laterais são utilizados pelos jogadores que vão colocando as espadas nos furos. O objetivo do jogo é não deixar o pirata pular para fora do barril. Um dos furos de forma aleatória aciona um mecanismo que ‘’expulsa’’ o pirata do barril. Caso o jogador, ao colocar a espada no furo, ocasionar o salto do pirata para fora do barril, o mesmo será eliminado e a rodada reiniciada.

  1. TOTEM GAMES

Em dois grandes módulos, estão os quatro videogames que marcaram gerações. Entre eles, Atari, Mega-Drive, Super Nintendo, Master System, todos prontos para serem jogados em televisores de 32 polegadas. O público poderá divertir-se com jogos consagrados, como Pacman, Sonic e Super Mario Bros.


SERVIÇO

Brinquedoteka

Data: até 23 de junho

Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 13h às 21h

Local: Praça de Eventos 1, Piso L1 – RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

Mais informações: (85) 3066-2000

Entrada Gratuita

Duração: 10 minutos

Observações: A faixa etária é livre, contanto que crianças com idade de até 7 (sete) anos somente poderão participar acompanhadas dos pais ou por um adulto responsável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s