Shoppings realizam ações de conscientização e limpeza colaborativa na Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana do Meio Ambiente inclui oficinas, exposições, distribuição de mudas e ação de conscientização de preservação da Lagoa do Papicu com 150 jovens do Instituto JCPM e a população do bairro.

“Pensar o amanhã sustentável, hoje!”. É com este convite à reflexão que o Grupo JCPM na capital cearense, a partir do Instituto JCPM de Compromisso Social e shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, realizará a programação na Semana do Meio Ambiente. No período de 1° a 09 de junho acontecerão oficinas, feiras, entrega de mudas e a ação Jogando Limpo com a Lagoa, que convidará a sociedade a preservar os recursos naturais e a refletir sobre atitudes em relação ao meio ambiente. Um dos destaques na Semana é a ação Jogando Limpo com a Lagoa, em que mais de 150 jovens do IJCPM e a população do entorno participarão nesta quarta-feira, dia 05 de junho, a partir das 8h. Realizando a 5ª edição, a proposta da iniciativa é que todos possam sentir-se responsáveis pela manutenção e preservação do espaço ao participar de uma limpeza colaborativa.

Ao longo de toda a semana, de 05 a 09 de junho, o RioMar Fortaleza promoverá diversas ações socioambientais no Espaço Verde, localizado no Piso L2, próximo à loja Havanna. No local, o público poderá visitar as feiras de produtos reciclados, de Ecoprodutores e de Orgânicos, além de participar de oficina de horta vertical e receber mudas de plantas.

Já no Espaço Eco RioMar Kennedy, a programação teve início com a Feira orgânica ECO e produtos ecológicos, no sábado, 1º de junho. Acontecerão ainda oficinas, exposições e ação de sensibilização com a entrega de mudas de plantas até o dia 5 de junho. O grupo de Ecoprodutores e Serviço Social do Comércio (Sesc) estão entre os parceiros na realização das ações. O Espaço Eco fica até o dia 05 de junho, no Piso L1 do shopping, próximo à loja Kalunga.

Os Institutos JCPM, Papicu e Kennedy, também realizarão palestras e oficinas para os jovens inscritos nos projetos.

Sustentabilidade: Conectando atitudes

O Grupo JCPM compreende que é preciso agir hoje para um amanhã sustentável e tem em suas diretrizes ações de sustentabilidade socioambiental nas operações dos empreendimentos RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy. Com essa visão, o Grupo lançou no ano de 2018 o Manifesto de Sustentabilidade com o tema “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”.

Entre as ações diárias, os shoppings contam com algumas iniciativas para reduzir o consumo de energia elétrica, em média 35% menor ao mês em relação a um shopping convencional, tais como: iluminação natural no Mall com o uso de vidros de alta eficiência com tecnologia low-e (película refletiva) e insulado (duplo vidro); uso de lâmpadas fluorescentes LED que demandam menos gasto de energia e não geram calor; Sistema de Refrigeração de última geração com uso de água gelada e de vigas frias, que aperfeiçoam a climatização; Eficiência energética da envoltória, onde os materiais de revestimento de parte das fachadas utilizam painéis isolantes (Termowall) que atuam no isolamento térmico e acústico dos edifícios; e Sistema de Automação Predial que controla e supervisiona as necessidades reais de iluminação, climatização e demais sistemas de operação por meio de programação e sensores.

Economizando uma média de até 80% de água, o sistema de vasos sanitários a vácuo utiliza 1,2 litros de água por vaso, diferentemente dos tradicionais, que chegam a utilizar de 4 a 6 litros. Ainda nesse esforço, os empreendimentos utilizam torneiras e mictórios inteligentes (com sensores), que permitem uma economia diária de 60%, equivalente a 300 mil litros/dia de água, em relação a sistemas convencionais. O sistema de refrigeração recolhe e reutiliza a água resultante da desumidificação do ar e gera uma economia de 25% de água no ano, cerca de 30 mil m³. Outro foco de economia é com o uso de um sistema de irrigação automatizado, programado para utilizar a quantidade de água necessária de acordo com programação prévia e nível de chuvas, utilizando água dos poços locais licenciados, levando a economia de 35% de água potável.

A redução no impacto de produção de resíduos dos shoppings é outra iniciativa do Grupo, que mantém nos empreendimentos Centrais de Resíduos administradas em parceria com associações de catadores moradores do entorno e que realizam a separação (triagem) dos resíduos e a comercialização dos recicláveis, gerando renda direta para cerca de 10 famílias. Só no ano de 2018, as Centrais reciclaram cerca 500 toneladas de resíduos recicláveis e toda renda obtida com a coleta seletiva e reciclagem foi totalmente destinada aos membros das associações. O próximo passo será a implantação da central de compostagem que irá transformar resíduos orgânicos em adubo.

Programação Semana do Meio Ambiente

RioMar Fortaleza

05/06 – Quarta-feira

8h às 12h – Jogando limpo com a Lagoa
Local: Lagoa do Papicu (Rua Prisco Bezerra)

10h às 22h – Feira de produtos reciclados – Ecoprodutores
Local: Espaço Verde – Piso L2, próximo a Havanna

06/06 – Quinta-feira
10h às 22h – Feira de produtos reciclados – Ecoprodutores
Local: Espaço verde – Piso L2, próximo a Havanna

07/06 = Sexta-feira
10h às 22h – Feira de produtos reciclados – Ecoprodutores
Local: Espaço verde – Piso L2, próximo a Havanna

08/06 – Sábado
10h às 22h – Identificação de fauna e flora por meio de pintura infantil com o Sesc
11h, 14h, 16 e 18h – Oficina de horta vertical com o Sesc**

Vagas limitadas! **Inscrições: 1Kg de alimento não perecível, confirmar participação pelo WhatsApp do IJCPM 85 – 991574909
Local: Espaço verde – Piso L2, próximo a Havanna

09/06 – Domingo
10h às 16h – Feira de produtos orgânicos
13h Distribuição de mudas no Mall

Local: Espaço verde – Piso L2, próximo a Havanna

RioMar Kennedy
Local: Espaço Eco RioMar Kennedy, Piso L1, em frente à Kalunga

01/06 – Sábado

Horário: 10h às 22h
Feira orgânica ECO e produtos ecológicos
Coleta de óleo no Mall

02/06 – Domingo

Horário: 10h às 22h
Exposição e vendas de Ecoprodutores, Armando dos Ferros

03/06 – Segunda-feira

10h às 22h – Exposição e vendas de Ecoprodutores, Armando dos Ferros

04/06 – Terça-feira

10h às 22h – Ações Sesc: Oficina de horta vertical, com entrega de mudas

Inscrição no local, 1kg de alimento a ser doado ao Mesa Brasil

17h às 18h – Oficina de pompom infantil

19h às 20h – Oficina de horta vertical

05/06 – Quarta-feira

10h às 22h – Exposição de produtos feitos com material reciclável

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s