Sindipostos Ceará reafirma compromisso com o meio ambiente através de parceria com projeto de reciclagem de galões

Sindipostos Ceará reafirma compromisso com o meio ambiente através de parceria com projeto de reciclagem de galões

O mercado da revenda de combustíveis pode causar fortes impactos negativos na natureza, caso os proprietários e funcionários de postos de combustíveis não mantenham um padrão de responsabilidade ambiental com os resíduos sólidos gerados nesses estabelecimentos. Por isso, desde 2014, o Sindipostos Ceará tem uma parceria com o Instituto Jogue Limpo, entidade sem fins lucrativos organizada pelas empresas fornecedoras de combustíveis para realizar a reciclagem de embalagens plásticas de óleos lubrificantes.

Mensalmente, os galões de óleo usados são recolhidos em 183 municípios do Ceará pelo Instituto, com suporte do Sindipostos e de seus associados. Em 2018, foram mais de cinco mil visitas, tendo como resultado 104 toneladas de embalagens plásticas coletadas nos postos de combustíveis, descartadas de forma correta e transformadas em insumo industrial, reduzindo os danos ao meio ambiente.

O Ceará é um dos dezesseis estados brasileiros que apoia essa iniciativa e possui cobertura nos postos de combustíveis de 99% dos municípios. “Esse sistema de logística reversa das embalagens é essencial para que diminuamos a poluição em nosso estado, visando não só a limpeza adequada da cidade, mas os danos futuros que o descarte irresponsável de materiais plásticos pode acarretar à natureza”, explica o assessor de Economia do Sindipostos, Antônio José Costa.

Todos os meses, quase dez toneladas de embalagens usadas de óleos lubrificantes são recolhidas no Estado, que é o segundo do Nordeste em coleta de material plástico, segundo o Instituto Jogue Limpo, ficando apenas atrás de Pernambuco. “Essa é uma grande conquista, porque mostra que temos colaboradores e associados conscientes de seu papel na sociedade e que estamos no caminho certo para diminuir o impacto ambiental nas nossas cidades”, completa Antônio.

Anúncios