Beach Park investe na gestão de resíduos sólidos e destina mais de 550 mil toneladas/ano para a reciclagem

Beach Park investe na gestão de resíduos sólidos e destina mais de 550 mil toneladas/ano para a reciclagem

Além da substituição dos canudos de plástico por canudos de papel, que deve evitar o consumo de duas toneladas de plástico por ano, o complexo turístico investe na destinação correta dos resíduos em diversas áreas

O Beach Park destina 83% de todos os resíduos sólidos produzidos no complexo turístico para a reciclagem. Em 2018, isso representou cerca de 550 mil toneladas. A destinação correta desses materiais conta com o trabalho de ex-catadores da região, que atuam na estrutura mantida pela empresa, em ilhas de armazenamento e na unidade de monitoramento ambiental, com administração, área de triagem e compactador.

A coordenadora de Meio Ambiente do Beach Park, Raíssa Bisol, explica que a política de resíduos se baseia nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. “Os programas de gestão de resíduos são importantes porque priorizam um sistema de economia circular e, no nosso caso, vai muito além da preservação dos recursos naturais, já que nossa contribuição também é para a construção de uma sociedade inclusiva e socialmente justa”, afirma. Desde 2014, ex-catadores de Aquiraz deixaram os lixões da região para cuidar da separação dos resíduos no Beach Park.

Raíssa Bisol ressalta que, além de doar os materiais para a reciclagem, a empresa busca a redução contínua da geração de resíduos. “Monitoramos rotineiramente nossas ações ambientais a fim de reduzir os resíduos na fonte, aderindo a campanhas de consumo consciente para evitar o desperdício e para promover a redução no consumo de diversos produtos, como, por exemplo, copos descartáveis. Nossa meta é chegar ao índice de aterro zero, de forma que a quantidade de resíduos reaproveitados e reciclados seja cada vez maior e a de resíduos gerados, cada vez menor”, destaca.

Para alcançar essa redução na prática, o Beach Park implementou a avaliação do ciclo de vida dos produtos, que consiste em uma análise dos impactos ambientais das etapas do processo produtivo dos insumos utilizados no empreendimento. “A exemplo do que fizemos com os canudos, a ideia é priorizar aqueles que provocarem menor impacto ao meio ambiente, que sejam recicláveis ou participem de programas de logística reversa”, conclui a coordenadora de Meio Ambiente da empresa.

Canudos – A saída do plástico, a chegada do papel

Em junho de 2019, o Beach Park aboliu o uso de canudos plásticos em todos os empreendimentos do complexo turístico (parque aquático, restaurantes e hotéis). Com isso, duas toneladas de plástico deixarão de ser consumidas todos os anos. A troca foi por canudos de papel, que se dissolvem mais facilmente e são recicláveis.

Sobre o Beach Park Entretenimento

Com mais de 30 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearenses que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza, capital do Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 160 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar – espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O AquaPark, que conta com 18 grandes atrações, recebeu em 2017 a notável marca de um milhão de visitantes.

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work (GPTW). Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park, a Revista Onda Beach Park, o Beach ParkStudios – estúdio de animação próprio -, e o Ceará Show – primeiro espetáculo musical permanente no Estado.

Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park tem reconhecimento internacional de gestão ambiental com o selo ISO 14.001 – norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios. É sócio- da Pordunas, Associação que tem como objetivo desenvolver projetos e iniciativas sócio ambientalmente responsáveis para melhoria da qualidade de vida da região do Porto das Dunas, em Aquiraz-CE.

Serviços Beach Park:

Site: www.beachpark.com.br

Blog: http://blog.beachpark.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/BeachParkBrasil

Instagram: https://instagram.com/beachpark

Twitter: https://twitter.com/beachpark

Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbeachpark

Anúncios