Aumento na emissão das licenças municipais impacta positivamente na economia de Fortaleza

Aumento na emissão das licenças municipais impacta positivamente na economia de Fortaleza

As principais licenças e autorizações municipais para regularização de atividades e construções apresentaram expressivo crescimento no mês de julho deste ano, se destacando como o mês com os melhores números do semestre. O resultado demonstra a eficácia das ações de incentivo do poder público municipal para a criação de um cenário qualificado para a geração de oportunidades na Cidade.

Somente a abertura de novos negócios ampliou 25%, saltando de 561 emissões de Alvarás de Funcionamento Fácil, em junho, para 699 em julho. Já as novas construções da Cidade tiveram um crescimento de 200% no mesmo período, evoluindo de 16 emissões, em junho, para 49, em julho, entre Alvará de Construção e Regularização de Obra Construída.

As intenções de empreender em Fortaleza também podem ser avaliadas pelo aumento na emissão das Consultas de Adequabilidade Locacional, que é o primeiro passo para quem deseja abrir um novo negócio. O serviço analisa se no endereço citado é possível instalar o empreendimento, de acordo com a atividade almejada. O Município emitiu, de forma gratuita, segura e imediata, por meio do Programa Fortaleza Online, 6.109 consultas em julho e 5.152 em junho, um aumento de 18,6% entre os meses.

Ao oferecer para o cidadão um ambiente propício para o desenvolvimento de novos negócios, sem burocracia e com rapidez para a regularização de atividades e empreendimentos, Fortaleza vem evoluindo ao longo dos últimos anos no ambiente regulatório. Em 2017, subiu 30 posições no ranking da Endeavor, referente à redução de tempo nos processos, liderando entre as capitais brasileiras.

O Programa Fortaleza Online foi o grande responsável pelos bons resultados da Capital. Hoje, com 38 serviços disponíveis ao cidadão, a plataforma estimula empresas a atuarem em condições legais e oferece maior facilidade para aqueles que desejam empreender.

Para a secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, o aumento reflete uma evolução no mercado da Cidade, impactando na economia do município. “Ver que as empresas buscam a regularização de seus empreendimentos mostra que o município vem fomentando positivamente o desenvolvimento econômico da cidade. Com a desburocratização ofertada pelo Programa Fortaleza Online, o cidadão é incentivado a buscar legalidade e a resposta a isso são os bons resultados do licenciamento na Cidade”, ressalta.

Anúncios