Noções de primeiros socorros são ensinadas gratuitamente neste sábado

Noções de primeiros socorros são ensinadas gratuitamente neste sábado (24/08)

Com o Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, alunos e médicos da UFC ensinarão noções básicas de reanimação no RioMar Fortaleza.

Em situações de paradas cardiorrespiratórias, os primeiros socorros podem aumentar as chances e salvar vidas. É o que alerta a Liga de Emergência, projeto de Extensão do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e que, para conscientizar a população e ensinar técnicas básicas, realiza neste sábado (24/08), das 10h às 22h, o Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar (DNRCP), no RioMar Fortaleza. O acesso será gratuito.

Na ação, médicos e estudantes de medicina da UFC apresentam aos visitantes simulação de situações de socorro com parada cardiorrespiratória e engasgos, ensinando noções básicas de reanimação até a chegada da emergência. O evento acontecerá no Piso L2, em frente à livraria Leitura.

A iniciativa é realizada desde 2015 em todo o país e surgiu com a necessidade de difusão de conhecimentos em Reanimação Cardiopulmonar (RCP), tendo em vista que quanto mais pessoas souberem, independente se são profissionais de saúde ou não, mais vidas serão salvas. Segundo a Diretriz Brasileira de Ressuscitação Cardiopulmonar da Sociedade Brasileira de Cardiologia, lançada em 2013, as ações realizadas durante os minutos iniciais de atendimento a uma emergência são críticas em relação à sobrevivência da vítima.

Além de Fortaleza, neste ano a iniciativa ocorrerá, simultaneamente, nas cidades de São Luís – MA, Salvador – BA, Curitiba – PR, Porto Alegre – RS, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, Palmas – TO, Alfenas – MG e Rio Grande – RS.

Serviço:
Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar
Data: 24 de agosto, sábado
Horário: 10h às 22h
Local: Piso L2, em frente à livraria Leitura, RioMar Fortaleza (R. Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Mais Informações: (85) 996682168

Anúncios