Como conservar as verduras na geladeira

Sem desperdício! Pilar ensina como conservar as verduras na geladeira

Os processos, se feitos corretamente, ajudam a prolongar a vida dos alimentos

Na hora de escolher as verduras, já pensamos em como conservá-las para que durem mais tempo na geladeira. Isso é possível com alguns cuidados simples. Pensando no seu bolso e nas breves economias do fim do mês, a Pilar, marca da M. Dias Branco, dá algumas dicas. Veja abaixo:

Geralmente quando compramos verduras os saquinhos estão molhados. O ideal é cortar o talo e lavá-los. O método recomendado pelo Ministério da Saúde é mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo.


Guarde os alimentos em um pote e coloque um papel toalha em cima. Quando armazená-los na geladeira, coloque os recipientes de cabeça para baixo, assim o papel absorve toda a umidade que restar, deixando-os bem sequinhos.
O melhor lugar para armazenar as verduras é na última gaveta da geladeira, pois esses alimentos são mais sensíveis à baixa temperatura.


Nas gavetas, conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar.


Além disso, é importante ficar atento ao fato de que há tipos de verduras que necessitam de um armazenamento específico. As folhas de alface, por exemplo, duram mais se você forrar a gaveta da geladeira com uma toalha e armazená-las em sacos plásticos fechados.


Outra possibilidade para folhas maiores, como a couve, é guardá-las em sacos plásticos ou recipientes próprios, e em maços pequenos. O benefício dessa opção é que você consegue separar a quantidade exata que costuma usar.
Se quiser conservar as verduras em temperatura ambiente, embrulhe-as em papel molhado e opte por um local bem fresco.

É importante lembrar ainda que apesar dessas medidas preventivas, as verduras por si só já possuem um período de vida mais curto que os outros alimentos. Calcula-se que as verduras em geral durem de 3 a 5 dias na geladeira, isso se forem armazenadas e higienizadas de forma correta.